quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aaaaaaaaaah ! Que soninho....Mas como será o sono de um cão?

 Oi pessoal!
Nerinho em seu "sono de beleza"
Vocês devem estar pensando " - Pronto, agora ela enlouqueceu de vez!" ....Mas não é nada disso, a principio eu só ia por algumas fotos do Nero dormindo na minha cama (que emoção!) mas aí veio em minha mente " como será o sono de um cachorro?" Aposto que você nunca parou para pensar, muito menos pesquisar sobre isso não é? Dá uma olhadinha nesse texto, e saiba mais sobre o sono dos cães!


Então vamos lá:


Sono Canino
Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar, e seu sistema imunológico funciona melhor. Com o sono regular, seu sistema nervoso e seu metabolismo funcionam bem, e seu corpo fica descansado.

As fases do sono

Os cães tem 2 fases do sono: superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rapido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. Nessa primeira fase, o cão pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.
Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa [é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.
Duração do sono

Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono.
Aff mamãe, deixa eu dormir!

Os cães sonham?

De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, e quase certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.
O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: o homem usa mais a visão e a língua falada; ja o cão usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso...


Distúrbios do sono

Os cães podem ter alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, que acontece mais no Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia, na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos.



Muito legal esse texto não é? 


Olha o jeito que a criatura dorme...ZZzZzzZZZ

2 comentários:

  1. Ountiiii nerinho lindooo da titiaaaaaa dormindo!haha
    Ele está mto fofo Klarinha e acho que os cães sonham mesmo, porque Yoshi fica falando as vezes!kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Larissa!
      Eu também acho que eles sonham sim...O Nero fica dando uns latidinhos taambém! kkkk

      Excluir

AUbrigada por comentar! Seus cãomentários passam por moderação, ou seja, são lidos e depois publicados. Não serão aprovados os cometários que contenham:

- Pedidos de parceria. (Use o contato p/ isso)
- Propagandas de outros Blog's ou sites.
- Palavrões e/ou ofensas.
- Mixuguês, o Blog do Nerinho não é MSN!
- Links para outros Blogs

Lambeijos do Nerinho e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...