Posse responsável



Pessoal, esse assunto é muito sério, me canso de ver animais nas ruas, tanto por maus tratos, como também por falta de condições financeiras...Por isso, se você está pensado em ter um peludo ou um bichano, tenha consciência de que a partir da hora que o compra ou adota (não vou entrar nesse assunto, compra quem quer, adota quem quer... acho a coisa mais ridícula do mundo o pessoal que fica aí falando "-Ah, não compra não! Adota!" sendo que nunca adotou um peludo na vida...) voltando ao assunto, - compra ou adota - a responsabilidade será sua! 


"Ter um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar anos. Antes de receber um cão ou gato em sua casa, reflita sobre os deveres de um dono responsável.

Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. (você leu bem o que eu disse lá em cima, né?)
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado. (IMPORTANTE!)
9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações. "

Fonte: http://noticias.uol.com.br

[Nerinho]
Você leu tudo direitinho né? POR FAVOR não compre/adote animais por impulso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...