domingo, 25 de março de 2012

Lágrima Ácida - Socooooorro!


Tá aí uma coisa que me deixa louca! É a tal da LÁGRIMA ÁCIDA o Nero infelizmente tem essa "praga" que me deixava doidinha da cabeça! O porque da minha revolta? Porque é horrível! Além do trabalho que dá ficar limpando sempre com soro, (e gaze, nunca algodão!) incomoda demais o pobre do animal!
Essa linda menina da foto é a Jollie, repare como estão os bigodinhos dela; manchados não é mesmo? Isso acontece porque a Jollie tem a porcaria lágrima ácida! E pra começar o nosso post, vai aí a definição :

"Epífora é o nome dado ao derramamento de lágrimas pela face do animal. Existem várias causas atribuídas a esse problema. As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, são responsáveis pela lubrificação dos olhos. A drenagem das lágrimas é feita pelo ducto lacrimal, uma "cânula" responsável por conduzir o excesso de lágrimas dos olhos para o interior do focinho. É fácil compreender isso, pois quando você chora, as lágrimas também escorrem pelo seu nariz. Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal. Uma vez em contato com os pêlos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem. Esse processo resulta na alteração da coloração dos pêlos que se tornam avermelhados indo até o marrom escuro.
Em cães de raças braquicefálicas ("cara achatada") como pugs, buldogues, pequineses e gatos persas,(e Shih Tzus!) o derramamento das lágrimas está associado à anatomia desses animais. Apresentando globo ocular bastante saltado, isso compromete a drenagem da lágrima pois, dentre outros fatores, a entrada do ducto da lágrima fica comprida pela posição dos olhos. Assim, a drenagem é insuficiente e a lágrima é derramada para fora do olho."

Deu pra entender mais ou menos, né?  Ao contrário do que dizem, a lágrima não é ácida, tem pH neutro adequado para sua localização ocular. Porém, um de seus componentes é a lactoferrina que, quando acumulada, pode levar a uma coloração escura. . Repare só no meu amigo Totó, ele não tem lágrima ácida (sorte a dele! haha) viu a diferença? Os pelinhos dele não são manchados! Mas você deve estar com a pergunta na cabeça 
"-Como posso diminuir a lágrima do meu cão?" vou logo adiantando que não é nada simples! Vai dar trabalho, muito trabalho! Mas não desanima, pra tudo tem um jeito...A minha solução foi cortar os pelinhos do bigode, resolveu, (de uma certa forma, já que a lágrima em si não parou, o que aconteceu foi que ficou beeeem melhor na hora de limpar, e não ficava tudo sujo)  mas tenho que aparar toda semana para não entrar no olho dele :) ...Limpar com soro fisiológico e depois passar Maisena, ótimaa dica! Fica sequinho por um tempo e tira o odor. Mas tome muito cuidado, pra não cair no olho! O uso de antibióticos pode resolver temporariamente o problema, já que altera a composição da lágrima, no entanto, seu efeito é apenas passageiro. o Blog do Nerinho NÃO é consultório veterinário vá ao seu médico veterinário e fale com ele, afinal, você não quer piorar a situação do seu peludo, né? Tente também trocar a ração, a Hill's por exemplo, é boa, tem PH + "ajustado" e melhora a composição da lágrima. Lembrando que não é possível 'parar' com a lágrima, a não ser se for cirúrgico, o que se pode fazer é alterar sua composição, para os pelos não ficarem manchados. O angel eye, é um ótimo remédio, acontece que ele é bem difícil de ser encontrado aqui no Brasil, e quanto encontra, os preços são muito altos, é um pozinho que se coloca na comida, dizem que funciona mesmo, você pode encontrar no Mercado LivreBom pessoal, por hoje é só, espero que tenha ajudado vocês e seus peludos! 


Obs.: Se você tiver alguma dica para "acabar" com a lágrima, deixe nos comentários!!


Ah! Já ia me esquecendo, visitem o Blog do meu amigo Totó :  http://totozinhototo.blogspot.com.br/


Abraços e lambeijos!

4 comentários:

  1. Muito interessante Klara! Realmente esse "problema" da lágrima ácida deixa qualquer mamãe revoltada! Eu ainda tive sorte pois o meu bebe não tem esse "mal"...
    Tá muito bom o post, bem informativo!! Certamente vai ajudar muitas mamães!

    Agradecemos a divulgação do nosso blog, o Totó manda lambeijões para você hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia,
      Deixa mais que revoltada, o que eu me incomodava mais não era pelo trabalho, mas pelo incomodo que ele sentia sabe!?
      Obrigada pelo elogio...!
      Nero manda mil lambeijos!!

      Excluir
    2. Realmente, a gente nem se importa em ter trabalho com eles, o que deixa a gente mal mesmo é o sofrimento dos bixinhos..

      Beijos!

      Excluir
  2. Ola meu nome é Emerson e também tenho um maltes com o mesmo prolema, resolvi utilizando Angel Eyes, o Max adora. Mas não comprei por aqui não, sai muito caro. Quando fui para os EUA trouxe de lá. Aproveitei o preço e trouxe a mais para amigos. Tenho ainda algumas unidades. Se alguém estiver interessado estou vendendo o de 30g por 72,00 + 12,00 frete para todo Brasil. Tenho também o de 120g por 220,00 + 15,00 frete. Como paguei mais barato, acho justo repassar por menos. Produto lacrado, original com colher dosadora. Vale a pena. Meu email é conect.emerson@gmail.com. Não sou comerciante, apenas me preocupo com meu animalzinho e com meu bolso. Abraços,
    Emerson

    ResponderExcluir

AUbrigada por comentar! Seus cãomentários passam por moderação, ou seja, são lidos e depois publicados. Não serão aprovados os cometários que contenham:

- Pedidos de parceria. (Use o contato p/ isso)
- Propagandas de outros Blog's ou sites.
- Palavrões e/ou ofensas.
- Mixuguês, o Blog do Nerinho não é MSN!
- Links para outros Blogs

Lambeijos do Nerinho e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...