quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fogos de artifício, tá todo mundo louco!

               

Pets devem ficar livres para procurar abrigos em que se sintam seguros (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Post tá meio que atrasado mais tá valendo...Ontem teve final da libertadores, e os Corintianos ficaram "loucos" porque ganharam...Tá, tudo bem, mas parecia que a Katy Perry decidiu regravar Firework na minha rua, de tantos fogos que soltavam, réveillon? Era bem o que parecia ontem a noite! E adivinha quem mais sofre com esses malditos fogos de artifício? Isso mesmo, os cães...Nero graças a Deus não tem mais medo de fogos, mas quando era pequeno se tremia todo tadinho. Absolutamente todos os cães da rua começaram a latir, uivar, chorar...Aí ninguém merece, porque juntou a cachorrada, os fogos e os corintianos gritando "É CAMPEÃO, É CAMPEÃO" ...Então, pensando na melhor qualidade de vida dos nossos peludos, resolvi juntar algumas dicas sobre o assunto! E tenho certeza que essa matéria vai ajudar os ouvidos de muitos cães (e gatos!) 
Cães e gatos tem uma audição super sensível, e para evitar transtornos, o melhor mesmo é providenciar um ambiente legal em que seu peludo se sinta seguro. 

“O cão e o gato, por terem a audição muito sensível, podem colocar-se em situações de perigo pelo susto, pelo medo. Eles não entendem o que está acontecendo. Por isso o ideal é deixá-los mantidos em condições seguras e deixar que eles procurem um local que os faça sentir seguros” (diz ao G1 a veterinária Fernanda Kerr, da ONG Arca Brasil.)

O legal também é você observar onde o peludo vai ficar, um local livre de grades e coleiras, para que ele não possa se machucar. Um cão com medo, tem a tendencia de fugir para um lugar onde se sinta seguro. E se estiverem sozinhos em casa...TENDEM A SAIR A PROCURA DE SEUS DONOS, então, por favor, não deixem seus peludos sozinhos em casa, eles podem acabar fugindo! 


A recomendação mais importante é abafar o som, cobertores nas janelas e nas portas são uma ótima opção. Animais mais frágeis do que cães e gatos, chegam a morrer devido a paradas cardiorrespiratórias. Os pássaros, portanto, devem ficar de preferência em locais onde o som seja abafado e coberto. 


Outra dica importante que vai para os donos: Mantenha a calma, quando começarem a soltar os fogos, tente brincar com seu bichinho e faze-lo "esquecer" que tem algum barulho incomodando ele.


Achei bem interessante esse "quadro de dicas/avisos", deem uma olhada: 

Veja dicas para evitar transtornos a pets durante queimas de fogos de artifício
COMPANHIA
Evite deixar seu cão ou gato sozinho. Em casas, eles tendem a fugir para buscar seus donos. Em apartamentos, há o risco de queda da varanda também em tentativas de fuga do animal.
DENTRO DE CASA
Animais que ficam em quintais devem, se possível, ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. Eles podem se ferir no momento de medo.
LOCAIS FECHADOS
Escolha um cômodo que possa ficar fechado, isolado na casa e com pouca interferência do barulho de ambientes externos. Deixe que o animal procure um local da casa em que se sinta protegido.
ESCONDERIJOS
Para quem tem gatos, uma boa dica é deixar armários com as portas abertas para que eles encontrem espaços tranquilos onde se esconder. Cães também costumam ficam embaixo de camas. Deixe-os escondidos e não tente tirá-los do local escolhido.
PROTETORES AURICULARES
Protetores auriculares de algodão parafinado podem ser boas opções, mas causam desconforto para alguns animais. A melhor opção, portanto, é propiciar um ambiente tranquilo na hora da queima de fogos.
SEM TENSÃO
Evite passar a sua tensão para o animal. Há donos que os colocam no colo e ficam nervosos com a possibilidade do estresse do cão e do gato. Isso só intensifica o medo do animal.

Fonte do Quadro: http://g1.globo.com

Bom pessoal essas são as dicas, espero que a próxima queima de fogos seja melhor para o seu bichinho, e que ele também se divirta! 
Lambeijos =]

5 comentários:

  1. Oi Nerinho, aqui em casa foi terrível, como o povo gritou, xingou e soltou fogos. Ficamos escondidos de baixo da cama, nós tres juntos e apavorados, achando que o mundo estava acabando. Um horror!
    Valeu pelas dicas.
    ronrons do Shake, da Tixa e da Juju

    ResponderExcluir
  2. Olá Nerinho e Klara...
    Aqui na minha rua também... Ou melhor, acho que em Sampa inteira tava tendo reveilon mesmo... Fogos e muuuitooo barulho.
    Kippy ficou no meu colinho, mas tremia e odiou o barulho, eles são muito sensíveis mesmo.
    VALEU pelas dicas amiguinha...
    Ótima noite e fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho das amigas,

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  3. pois é aqui em casa cada um corre pra um lado quando os vizinhos soltam fogos!

    ResponderExcluir
  4. Na hora dos fogos a Sammy estava dormindo e nem ligou. Quem sofreu com isso foi minha gata, tadinha, ela ficava toda encolhida..e parece que por causa disso hoje ela acordou meia estressada.

    Beijos & Lambeijos Da Sammy!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nerinho, adorei as dicas!!! Temos sorte... aqui em casa, nem eu, nem o Max temos medos de fogos porque papai joga videogame barulhento de tiro desde quando eu era criança... Esses dias soltaram fogos na frente do meu prédio e fiquei ouvindo e vendo as luzinhas da minha sacada... minha mamãe até me filmou, mas ta tudo escuro... eu audoro, sou cãorioso!
    aubraços
    Dexter

    ResponderExcluir

AUbrigada por comentar! Seus cãomentários passam por moderação, ou seja, são lidos e depois publicados. Não serão aprovados os cometários que contenham:

- Pedidos de parceria. (Use o contato p/ isso)
- Propagandas de outros Blog's ou sites.
- Palavrões e/ou ofensas.
- Mixuguês, o Blog do Nerinho não é MSN!
- Links para outros Blogs

Lambeijos do Nerinho e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...